A nossa abordagem

BEM-VINDOS AO COR DA TERRA

O Cor da Terra é um projeto da Associação Família da Terra que disponibiliza um Centro de Educação Viva onde se propõe desenvolver uma resposta de acolhimento, cuidado, acompanhamento e desenvolvimento de competências, direcionado a crianças até aos 6 anos de idade.

VISÃO E VALORES

Consideramos que todas as crianças são únicas, fascinantes, independentes e criativas, com imenso para oferecer ao mundo.

Acreditamos que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento de cada indivíduo, e toda e qualquer experiência que suporta as suas necessidades antes de chegar à idade escolar, estabelece as fundações para aprendizagens futuras, em muitas áreas da experiência humana.

A nossa abordagem assenta fundamentalmente em quatro pilares: o contacto com a comunidade, a aprendizagem através da natureza, a educação pela arte e o envolvimento familiar.

A segurança, a felicidade e a educação das nossas crianças são para nós o mais importante.

  • Acreditamos que a aprendizagem não está fechada dentro de quatro paredes. Acreditamos que é preciso uma comunidade para educar uma criança. Que é preciso sujar as mãos e esfolar os joelhos. Acreditamos que a criança é capaz, tem valor, tem vez e voz. E deve ser escutada.

  • Acreditamos que a educação pode e deve ser diferente, seguindo modelos curriculares onde cada criança é vista como única e irrepetível. Onde a educação acontece de forma viva e ativa envolvendo famílias e educadores num projeto comum.

  • Acreditamos que a arte coloca ao dispor da criança múltiplas formas de linguagem que permitem desenvolver e aprofundar conceitos e conhecimentos.

  • Acreditamos no mundo. Na terra. Acreditamos numa educação em constante diálogo com a natureza e com a comunidade local, criando um ambiente privilegiado para o desenvolvimento de competências sociais e aprendizagens. Para fazermos parte do mundo e para fazermos, no mundo, a nossa parte.

  • Temos relva para rebolar, horta para cultivar, animais para tratar, muuuitos cantinhos para explorar... Areia para brincar e terra, muita terra! Temos quarto para dormir, sala para pintar e dançar e ginasticar e brincar brincar brincar... Palco para encenar... Vizinhos para cumprimentar e conversar...

INSPIRAÇÕES

  • "At the heart of the Reggio-Emilia approach is the powerful image of the child. Our educators do not see children as empty vessels that require filling with facts. Rather they see children as full of potential, competent and capable of building their own theories and testing them out to build knowledge for themselves." (Reggio-Emilia)

  • "The aim of the approach as well as the method is learning for life. Child works in a respectful environment, freedom and responsibility. The method includes selfmotivation, selfdiscipline, selfdiscovery – a remarkable ability of children to develop their own potential, independence, systematic approach to solving problems, acquiring knowledge and skills and at the same time nurtures the joy of learning" (Montessori)

  • "Its pedagogy emphasizes the role of imagination in learning, striving to integrate holistically the intellectual, practical, and artistic development of pupils." (Waldorf)

  • "o maior relevo da pedagogia em participação é considerar todos os envolvidos (educadores, crianças, auxiliares, pais) no processo educativo como elementos essenciais para a criança aprender, num contexto de partilha, de vivências e experiências" (Pedagogia em Participação)

  • "We know if we help children work out what they are interested in, what questions they have and what they like to explore, they will be more motivated to learn", "Os educadores são observadores interessados, documentadores e parceiros no processo de aprendizagem" (Little Barn Owls Nursery and Farm School)

PORQUE É QUE SOMOS DIFERENTES?

  • Flexibilidade - A flexibilidade na frequência permite que as famílias recorram aos nossos serviços todos os dias ou só alguns dias da semana. O horário é ajustado a cada família e criança, entre as 8h30 e as 18h00 sem custos adicionais.

  • Acompanhamento individual na transição casa-centro - A possibilidade da visita domiciliar por um membro da equipa pedagógica durante o processo de integração das crianças no centro, torna este processo mais fácil para toda a família.

  • Contacto diário com a Natureza e a Comunidade envolvente - Oferecemos a possibilidade das crianças brincarem ao ar livre, aprendendo através do contacto diário com a natureza, com os animais da quinta e com a vizinhança.

  • Documentação - Todas as atividades em que as crianças são envolvidas ao longo das semanas vão sendo registadas e documentadas pelos educadores, seja através de pequenas narrativas, desenhos, fotografias e são partilhados com os pais.

  • A nossa Equipa está comprometida! A educação das crianças é a nossa paixão e não apenas um simples trabalho.