Olá!
Estamos a aumentar a nossa equipa!
Se te identificas com o nosso projeto Cor da Terra e se te brilham os olhos diante da possibilidade de vires a fazer parte da nossa equipa pedagógica, então isto é para ti.
Nos próximos dias estaremos a receber candidaturas para esse efeito.
Se és educador(a) de infância, ou auxiliar de educação, ou se simplesmente a tua formação e vocação pessoal te colocam como possível membro da nossa equipa, dá-nos notícias tuas!
Não queremos uma pessoa qualquer! Queremos alguém que, ciente das suas competências e capacidades, acredite que é preciso fazer melhor em educação no nosso país.
No Cor da Terra acreditamos que há muito caminho a fazer e, por isso, através de uma prática permanentemente reflexiva, vamos abrindo caminho à implementação de uma abordagem pedagógica que dá espaço a que cada criança seja aquilo que é por natureza: capaz, com valor, com vez e voz.
Acreditamos que é na relação (com as outras crianças, com a família, com os educadores, com a comunidade…) que aprendem e crescem e são felizes!
Por isso, para nós, só faz sentido que um espaço educativo aconteça dentro e, sobretudo, fora de portas. Há quem diga até que é preciso uma comunidade inteira para educar uma criança, e nisso nós também acreditamos!
É preciso sujar as mãos, esfolar os joelhos, passear à chuva e saltar nas poças, rebolar na relva em dias de sol, saltar, correr, rir, brincar muito muito!
Acreditamos no mundo. Na terra. Acreditamos numa educação em constante contacto e diálogo com a natureza e com a comunidade local, criando um ambiente privilegiado para o desenvolvimento de competências sociais e aprendizagens. Para fazermos parte do mundo e para fazermos, no mundo, a nossa parte.
Acreditamos também que a arte coloca ao dispor da criança múltiplas formas de linguagem que permitem desenvolver e aprofundar conceitos, conhecimentos e sentimentos.
E é para que tudo isto se vá tornando cada vez mais real que queremos conhecer pessoas como tu, que acreditam tanto nisto como nós acreditamos e que queiram arregaçar as mangas neste projeto como nós arregaçamos!
Acreditamos que este jeito de estar na educação só é possível com pessoas com um bom auto-conhecimento, capazes de auto-formação e auto-educação, que estejam abertas ao feedback e a críticas construtivas - pessoas que procuram fazer um processo de crescimento e desenvolvimento profissional contínuos enquanto educadores. Só é possível com pessoas capazes de trabalho em equipa e com uma boa comunicação interpessoal. Pessoas que sejam bons observadores, investigadores e capazes da escuta (das crianças, dos outros adultos, de si próprio e do ambiente).